Páginas

22/08/2009

Protegendo seu Bebê -Vacinas

Matéria da Web


Todo mundo sabe que as vacinas protegem contra várias doenças graves e epidêmicas, como a varíola, tétano, difteria, tuberculose e paralisia infantil. A imunização contra esses e outros males começa logo após o nascimento da criança. Algumas vacinas têm dose única, enquanto outras são aplicadas ao longo dos primeiros meses. Em alguns casos, além da dolorosa picada, essa proteção causa febre, inchaço e vermelhidão.
As primeiras vacinas que seu bebê receberá são a BCG, indicada contra a tuberculose, e a primeira dose contra a Hepatite B. Nenhuma das duas provoca muito mal-estar. A BCG costuma gerar no local vermelhidão, seguida de uma ferida. Até cicatrizar, basta lavar o local na hora do banho. A vacina contra a Hepatite B é formada por três doses, com intervalo de 30 dias da primeira para a segunda dose e de 180 dias da primeira para a terceira e última dose.
Além da vacina contra a Hepatite B, no segundo mês de vida do seu filho ele também tomará a Tríplice, que protege contra difteria-coqueluche-tétano, a Haemophilus influenzae tipo b, a Meningococo C e a Pólio, que previne contra a paralisia infantil. Anualmente o Ministério da Saúde promove campanhas contra a poliomielite, o que já rendeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde pela erradicação da transmissão autóctone do vírus causador da doença. O último caso da doença verificado no País foi em 1989.

A vacina anti-polio possui várias doses: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses; 1º reforço entre 15 e 18 meses e 2º reforço entre 4 e 6 anos.
As visitas ao Centro de Saúde para receber as doses de vacinas necessárias para a imunização serão mais freqüentes durante todo o primeiro ano de vida. Segundo o departamento de pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein, o calendário de Imunizações inclui:

Antes de iniciar a vacinação de seu bebê, é importante obter orientação de seu pediatra de confiança. Alguns sites também já tornam disponíveis serviços para ajudar os pais a organizar o calendário. É o caso do Guia do Bebê e a sua Carteira de Vacinação, que envia gratuitamente e-mail de alerta para os pais avisando com antecedências sobre a hora de aplicar uma determinada vacina. Quem reside em São Paulo pode procurar também o Cedipi (Clinica Especializada Em Doenças Infecciosas e Parasitárias e em Imunizações), referência na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente sobre nossos produtos! E aproveite e deixe seus dados para o cadastro! Abraço, Donna Fiore!