Páginas

03/09/2009

Recém-Nascidos - até 28 dias.

Recém-Nascidos
Fonte:http://www.pcg.com.br/guiameubebe/dicas/centro.htm



A criança é recém-nascida até completar 28 dias de vida, sendo totalmente dependente dos cuidados maternos. Essa dependência e as respostas progressivas que a criança demonstra aos cuidados maternos fortificam o sentimento de afeto entre mãe e filho e, o elo fundamental deste relacionamento é a amamentação que em qualquer circunstância, deve ser estimulada. É também desejável que os cuidados com o recém-nascido, mesmos os mais elementares, sejam prestados pela mãe.

Sono:
Na primeira semana, o recém-nascido dorme de 15 a 20 horas por dia, porém alguns não dormem entre as mamadas, ficando acordados por várias horas.

Choro:
No recém-nascido normal, o choro é a expressão de algum desconforto. São casos freqüentes: a fome, a sede, o frio, fraldas molhadas, as roupas apertadas e/ou incômodas, coceira, cólicas e a irritabilidade por excesso de estímulos ambientais.

Regurgitação:
Ela é comum e consiste na devolução freqüente de pequeno volume alimentar logo após as mamadas. Quase sempre, o leite volta ainda sem ter sofrido ação do suco gástrico. Se o ganho de peso do bebê for satisfatório, consideramos uma situação normal e benigna, nada sendo preciso fazer para corrigir.

Funcionamento Intestinal:
"Fezes do leite materno"; no início, as fezes são meconiais (verde bem escuro, quase preto e grudentas, parecendo graxa), que se tornam depois esverdeadas com muco e posteriormente amareladas e pastosas. As crianças amamentadas ao seio materno, habitualmente, apresentam várias evacuações por dia, com fezes liqüefeitas, sem repercussão para a hidratação do bebê e que não necessitam de tratamento.

Soluços e espirros:
Os soluços são freqüentes quando a criança está descoberta, na hora do banho, quando manuseadas e, as vezes, após as mamadas. Não provocam nenhum mal e cessam espontaneamente. Os espirros ocorrem freqüentemente e não devem ser atribuídos a resfriados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente sobre nossos produtos! E aproveite e deixe seus dados para o cadastro! Abraço, Donna Fiore!